
Caxias, MA — A corrida eleitoral pela Prefeitura de Caxias ganhou novos contornos nesta terça-feira (1º), com a divulgação de uma pesquisa realizada pelo Instituto Idealize. O levantamento, contratado pela Rádio e TV Difusora, revela o candidato Paulinho (PL) como o favorito para vencer as eleições municipais de 2024. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-02789/2024, a pesquisa ouviu 481 eleitores entre os dias 20 e 21 de setembro, com uma margem de erro de 4,4 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.
No cenário estimulado, em que é apresentada uma lista de candidatos aos entrevistados, Paulinho aparece com 44,7% das intenções de voto, liderando a disputa. Em segundo lugar está Gentil Neto (PP), com 34,7%, seguido de Lycia Waquim (PSDB) com 2,7%, e Edmilson Sanches (PSOL) com 0,2%. Os votos nulos ou brancos somam 2,9%, enquanto 14,8% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder.
O levantamento também simulou um cenário espontâneo, onde os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores. Nesse caso, Paulinho manteve a liderança, com 38,6% das intenções de voto, seguido por Gentil Neto, que obteve 31,2%. Fábio Gentil, atual prefeito, foi citado por 4,2% dos entrevistados, enquanto Lycia Waquim registrou 2,5%. Eleitores que não souberam em quem votar ou preferiram não responder somam 21,4%, e os votos nulos ou brancos totalizam 2,1%.
Em uma análise considerando apenas os votos válidos — ou seja, excluindo os brancos, nulos e os indecisos — Paulinho amplia sua vantagem, atingindo 54,30%, contra 42,17% de Gentil Neto. Lycia Waquim aparece com 3,28%, e Edmilson Sanches com 0,25%.
Expectativa de vitória e avaliação da gestão Fábio Gentil
Além das intenções de voto, o Instituto Idealize também perguntou aos eleitores quem eles acreditam que vencerá a eleição, independentemente de sua intenção de voto. Nesta categoria, 38,5% dos entrevistados disseram acreditar que Paulinho será o próximo prefeito de Caxias, enquanto 31,2% acreditam na vitória de Gentil Neto. Apenas 1,2% dos eleitores apostam em Lycia Waquim, e 20,1% não souberam ou preferiram não opinar.
A pesquisa também avaliou a percepção dos eleitores sobre a atual administração do prefeito Fábio Gentil. A gestão é desaprovada por 44,7% dos entrevistados, enquanto 37,4% a aprovam. Um total de 17,9% não soube ou não quis responder.
Rejeição dos candidatos
O levantamento ainda abordou a rejeição dos principais candidatos. Quando perguntados em quem "não votariam de jeito nenhum", 20,4% dos eleitores afirmaram rejeitar Gentil Neto. Paulinho foi o segundo mais rejeitado, com 13,9%. Lycia Waquim possui rejeição de 9,4%, enquanto 8,5% disseram não votar em Edmilson Sanches. Cerca de 25,7% dos eleitores não rejeitam nenhum dos candidatos, e 15% indicaram que votariam em branco ou nulo. Outros 7,21% não souberam ou não quiseram responder.
Reta final e cenário eleitoral
A pesquisa do Instituto Idealize evidencia um cenário eleitoral acirrado entre Paulinho e Gentil Neto, mas com vantagem consistente para Paulinho, especialmente na última semana de campanha. A estratégia política e o apoio que o candidato tem conquistado nos últimos dias parecem estar consolidando sua liderança na disputa.
A expectativa agora é ver como os últimos dias de campanha impactarão o eleitorado, especialmente com o crescimento da adesão a Paulinho e a movimentação das alianças políticas. A cidade de Caxias aguarda ansiosa o desfecho de uma das disputas mais acirradas dos últimos tempos.
Fonte: Portal MA365