Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Politica Caxiense

CAXIAS EM XEQUE: IRONALDO ROMPE COM FERDINANDO COUTINHO E ARTICULA NOVA GEOGRAFIA POLÍTICA AO LADO DOS GENTIL

O xadrez político de Caxias (MA) acaba de sofrer um abalo sísmico. O articulador político Ironaldo Alencar, que até pouco tempo era visto como elo estratégico entre os grupos Coutinho e Gentil, rompeu politicamente com o ex-prefeito Ferdinando Coutinho

Imagem de destaque da notícia
Grupo Gentil e grupo Coutinho fechando o acordo politico em 2024

O xadrez político de Caxias (MA) acaba de sofrer um abalo sísmico. O articulador político Ironaldo Alencar, que até pouco tempo era visto como elo estratégico entre os grupos Coutinho e Gentil, rompeu politicamente com o ex-prefeito Ferdinando Coutinho. A ruptura, segundo apurou o Portal MA365, teve um forte empurrão do ex-prefeito Fábio Gentil, que teria oferecido a Ironaldo dois trunfos: influência sobre contratos e, sobretudo, o controle da presidência da Câmara Municipal.

A proposta teria vindo acompanhada de um gesto concreto: antecipar a eleição da mesa diretora para garantir a eleição de Vinícius, irmão de Ironaldo. Essa seria, segundo fontes ligadas ao grupo governista, uma das condições impostas por Ironaldo para abandonar o ex-prefeito Ferdinando Coutinho.

O movimento, naturalmente, reconfigura alianças, fortalece os Gentil e isola o grupo de vereadores mais alinhados ao atual gestor municipal. Um dos principais atingidos por essa mudança é o vereador Mário Assunção.

Mário Assunção foi figura central na reeleição de Ricardo Rodrigues para a presidência da Câmara. De acordo com informações de bastidores, quando os vereadores novatos já haviam montado um bloco com 11 votos e um nome alternativo, foi a intervenção rápida e estratégica de Mário que garantiu a vitória de Ricardo. Seu papel, portanto, foi determinante.

Mas agora, a fidelidade parece não ter sido recíproca. Fontes próximas ao governo garantem que o acordo com Ironaldo inclui a entrega da presidência da Câmara, o que, na prática, esvazia completamente qualquer possibilidade de Mário Assunção assumir o comando da Casa, apesar de ser considerado, até então, o nome mais natural para a função.

A movimentação também gera ruídos na oposição. O deputado estadual Catulé Júnior, que nos últimos meses vinha se posicionando como um dos lideres oposicionista em Caxias, tem adotado um comportamento mais conciliador. Elogiou publicamente o ex-prefeito Fábio Gentil em discurso recente, posou em fotos com Ironaldo, e articula, junto com seu pai Catulé, reuniões com integrantes do atual governo.


A dúvida que paira no ar: com essa inflexão, Catulé Júnior ainda será o nome da oposição em 2026? Líderes da base oposicionista começam a considerar a possibilidade de outro nome ocupar esse espaço, especialmente diante das insatisfações provocadas pelo que muitos classificam como "gestos dúbios" do deputado.

A cada semana, o jogo muda. Traições, acordos subterrâneos, reviravoltas e articulações em curso tornam o cenário político de Caxias imprevisível e fascinante para quem acompanha de perto os bastidores do poder.

Resta saber: quem será o próximo a se mover nesse tabuleiro politico de Caxias?



Fonte: Portal MA365

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis